A freguesia de Arruda dos Vinhos tem acompanhado a evolução dos tempos e da sua demografia, tecido económico e matriz cultural com a implementação de políticas públicas transformadoras nas mais variadas áreas, aliando as competências-base de uma Junta de Freguesia com projetos inovadores e diferenciadores.
As propostas que apresentamos a estas eleições são resultado de um processo de continuidade e maturação da experiência executiva acumulada desde 2017, em conjunto com novas ideias e contributos, numa linha contínua de melhoria permanente da vida dos arrudenses, fruto de um longo período de auscultação das populações, da sociedade civil e dos nossos candidatos que, novamente, se apresentam com grande motivação em fazer mais e melhor.
A Junta de Freguesia trabalha hoje mais e melhor, com novas técnicas e procedimentos, com mais recursos humanos e com veículos e equipamentos que lhe permite maior rendimento e otimização dos seus processos, passando a antecipar, em vez de meramente corrigir, a maioria dos problemas tradicionalmente penalizadores, seja na vertente de manutenção de caminhos rurais e espaços públicos, seja na gestão do mobiliário urbano.
Também temos novos espaços melhorados para a população: o recinto-sede, antes fechado e subaproveitado, foi aberto à população, com novas áreas de repouso e lazer públicas e com as novas políticas de cedência de espaços, com uma crescente procura; temos novas áreas de convívio comunitário na Mata, no Cerrado e Fontainhas, na Policarpo Martins e no Casal do Telheiro, devolvendo o espaço público às pessoas; temos mais cultural produzida localmente, com a Start-Up Cultural de Arruda com uma procura crescente e com a Montra de Arte Urbana a produzir murais de arte pública, em vários equipamentos espalhados, não só pela malha urbana, mas igualmente pelas zonas rurais de Arruda dos Vinhos.
Acreditamos na sustentabilidade ambiental, adotando as nossas metodologias de gestão dos espaços, seja dos edifícios, dos parques infantis ou dos caminhos rurais, a práticas amigas do ambiente e das pessoas, eliminando químicos nocivos à saúde e permitindo que a vida selvagem se compatibilize com a interação humana, num equilíbrio fundamental. Também passámos a reaproveitar as águas das chuvas para rega e lavagem de viaturas e espaços, diminuindo drasticamente o consumo de rede, acompanhando a requalificação dos sistemas de energia e iluminação, para soluções mais verdes.
Acreditamos também na sustentabilidade das nossas contas, tendo uma abordagem responsável ao equilíbrio financeiro da Junta de Freguesia, dando os passos compatíveis com as nossas capacidades, pensando no presente e no futuro, garantindo que teremos, sempre, a capacidade de responder aos desafios, previstos e imprevistos, para que possamos continuar a ser um parceiro de excelência para as famílias, para as empresas e para o movimento associativo.
Muito tem sido feito e transformado, ao longo destes anos, mas não esgotámos as nossas ideias, a nossa energia e a motivação! Assim, apresentamos novas propostas aos arrudenses, para continuarmos a construir o futuro da freguesia de Arruda dos Vinhos.
Para descarregar o Manifesto Eleitoral para a Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos clique aqui
Manifesto Eleitoral 2025-2029 Freguesia de Arruda dos Vinhos